X
Tenho endometriose na bexiga: o que devo fazer? - Clínica Ayroza Ribeiro - Ginecologia Minimamente Invasiva
Tenho endometriose na bexiga: o que devo fazer?

A melhor forma de tratar a endometriose da bexiga é removê-la cirurgicamente por videolaparoscopia.


Foto de videlaparoscopia removendo nódulo de endometriose na bexiga.


O tratamento medicamentoso hormonal não é eficaz no controle da doença da bexiga e pode, muitas vezes, postergar um tratamento mais definitivo.

As cirurgias realizadas por dentro da bexiga (cistoscopia) não são recomendadas para o tratamento da endometriose da bexiga pois removem apenas uma parte da doença, como se fosse a "ponta de um iceberg". 

Recomendamos apenas realizar bons exames de diagnóstico por imagem, preferencialmente a ressonância magnética, e definir com precisão se existe ou não a infiltração da doença em uma região da bexiga chamada de "trígono". 

Caso isto ocorra o tratamento deverá ser programado com mais cautela e habitualmente uma equipe multidisciplinar, com a presença de urologista, é recomendada.

O tratamento cirúrgico da endometriose da bexiga proporciona grande melhora dos sintomas de dor e irritação no pé da barriga (hipogástrio) e baixo índice de complicações.

Por esta razão o tratamento cirúrgico é sempre a nossa primeira escolha!!



Leia também
Ferramenta ajuda no tratamento de endometriose profunda

Dispositivo de dissecção ultrassônica sem fio ajuda a separar tecidos comprometidos sem a necessidade de suturar, cortando e cauterizando a parte indesejada com o calor do ultrassom, de forma minimamente invasiva.




Ginecologista Helizabeth Salomão fala sobre características da endometriose

É preciso ficar atento aos sintomas da doença e investigar as causas, diz especialista




Dra. Helizabet Salomão tira dúvidas sobre métodos anticoncepcionais

Em entrevista ao programa Bem Estar, Ginecologistas ajudam na Decisão que deve ser tomada sempre com orientação do médico.




O que é endoscopia ginecológica?

A endoscopia ginecológica é uma técnica que utiliza pequenos aparelhos chamados de endoscópio para visualizar o interior do abdômen e dos órgãos genitais.