X
Mioma Uterino: Quando realizar o exame histeroscopia diagnóstica nas mulheres? - Clínica Ayroza Ribeiro - Ginecologia Minimamente Invasiva
Mioma Uterino: Quando realizar o exame histeroscopia diagnóstica nas mulheres?

Na maioria das situações o mioma uterino pode ser diagnosticado com o histórico clínico e os exames radiológicos, mas em determinadas circunstâncias pode ser prudente investigar o endométrio, que é a capa interna do útero e responsável pelos sangramentos, normal (menstruação) ou patológicos.

O endométrio deve ser investigado preferencialmente com o emprego da histeroscopia, método que consiste na introdução de uma pequena óptica no interior da cavidade uterina. Este dispositivo é conectado a um monitor de vídeo e permite visualizar o aspecto de todo o endométrio. Quando se observa uma área suspeita, pode-se realizar uma biópsia deste local para estudo anatomopatológico. 

A histeroscopia é geralmente um estudo realizado de forma ambulatorial com elevada sensibilidade e baixa morbidade.



Leia também
Ferramenta ajuda no tratamento de endometriose profunda

Dispositivo de dissecção ultrassônica sem fio ajuda a separar tecidos comprometidos sem a necessidade de suturar, cortando e cauterizando a parte indesejada com o calor do ultrassom, de forma minimamente invasiva.




Ginecologista Helizabeth Salomão fala sobre características da endometriose

É preciso ficar atento aos sintomas da doença e investigar as causas, diz especialista




Dra. Helizabet Salomão tira dúvidas sobre métodos anticoncepcionais

Em entrevista ao programa Bem Estar, Ginecologistas ajudam na Decisão que deve ser tomada sempre com orientação do médico.




O que é endoscopia ginecológica?

A endoscopia ginecológica é uma técnica que utiliza pequenos aparelhos chamados de endoscópio para visualizar o interior do abdômen e dos órgãos genitais.